quarta-feira, 8 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

A literatura infantil possibilita o armazenamento e a transmissão de conhecimentos carregados de valores e a descoberta de um mundo mágico e contribui para desenvolver a percepção de mundo e formar uma nova mentalidade.
Os professores devem incentivar os alunos a sentir gosto e prazer pela leitura, deixando o ambiente aconchegante, com livros ao alcance de todos. O local deve ser colorido para chamar a atenção dos alunos. O docente deve ler para as crianças diversos tipos de gêneros textuais como revistas, jornais, gibis, histórias infantis, conto de fadas, pois elas estão no processo de descoberta, de identificação com o que realmente gostam. E devem fazer repetição dessa prática principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Para despertar maior interesse o professor deve ler em voz alta, mostrar as ilustrações dos livros e deixar as crianças se expressarem e citar suas preferências literárias.
É importante o docente de literatura abrir momentos de contação de histórias, pois leva o aluno a ter maior acesso a cultura, amplia o vocabulário, ajuda na ortografia e na elaboração de textos. Abre a mente da criança tornando-o um cidadão crítico, pensante dentro da sociedade, ajuda no diálogo, na formação de valores éticos e morais, a fluir a imaginação criando uma ponte entre o real e o imaginário e a distinguir o bem e o mau, auxilia na criatividade e facilita para adquirir concentração e reflexão. A literatura tem também um caráter socializador, contribuindo assim para o desenvolvimento social da criança. É interessante também que os professores de outras disciplinas adquiram o hábito de contar histórias facilitando na aprendizagem dos educandos.
O professor deve incorporar na contação de história e preparar para o momento, sendo sensitivo, mudando a voz, o ritmo, o olhar e tendo noção do que irá ler, havendo assim um planejamento para apresentação da narração.  Deve-se pensar no interesse e faixa etária dos ouvintes, preparar rodas de leituras, utilizar recursos como teatro imóvel, mas os personagens devem entrar e sair de forma significativa, contar história em metro, na mala, quebra- cabeça, etc.
O contador deve fazer suspense, despertar a curiosidade, preparar o ambiente e a caracterização da história para tornar mais atrativa e despertar nas crianças o prazer pela leitura e futuramente tornarem adultos leitores.


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