A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR
A literatura infantil
possibilita o armazenamento e a transmissão de conhecimentos carregados de
valores e a descoberta de um mundo mágico e contribui para desenvolver a
percepção de mundo e formar uma nova mentalidade.
Os professores devem
incentivar os alunos a sentir gosto e prazer pela leitura, deixando o ambiente
aconchegante, com livros ao alcance de todos. O local deve ser colorido para
chamar a atenção dos alunos. O docente deve ler para as crianças diversos tipos
de gêneros textuais como revistas, jornais, gibis, histórias infantis, conto de
fadas, pois elas estão no processo de descoberta, de identificação com o que
realmente gostam. E devem fazer repetição dessa prática principalmente na
educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Para despertar
maior interesse o professor deve ler em voz alta, mostrar as ilustrações dos
livros e deixar as crianças se expressarem e citar suas preferências
literárias.
É importante o docente de
literatura abrir momentos de contação de histórias, pois leva o aluno a ter
maior acesso a cultura, amplia o vocabulário, ajuda na ortografia e na
elaboração de textos. Abre a mente da criança tornando-o um cidadão crítico,
pensante dentro da sociedade, ajuda no diálogo, na formação de valores éticos e
morais, a fluir a imaginação criando uma ponte entre o real e o imaginário e a
distinguir o bem e o mau, auxilia na criatividade e facilita para adquirir
concentração e reflexão. A literatura tem também um caráter socializador,
contribuindo assim para o desenvolvimento social da criança. É interessante
também que os professores de outras disciplinas adquiram o hábito de contar
histórias facilitando na aprendizagem dos educandos.
O professor deve incorporar
na contação de história e preparar para o momento, sendo sensitivo, mudando a
voz, o ritmo, o olhar e tendo noção do que irá ler, havendo assim um
planejamento para apresentação da narração.
Deve-se pensar no interesse e faixa etária dos ouvintes, preparar rodas
de leituras, utilizar recursos como teatro imóvel, mas os personagens devem
entrar e sair de forma significativa, contar história em metro, na mala,
quebra- cabeça, etc.
O contador deve fazer
suspense, despertar a curiosidade, preparar o ambiente e a caracterização da
história para tornar mais atrativa e despertar nas crianças o prazer pela
leitura e futuramente tornarem adultos leitores.
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