CONHECENDO OS GÊNEROS PARA TRABALHAR A LITERATURA INFANTIL
Quando se fala em literatura para ser trabalhada com crianças, normalmente, surge a narrativa como matéria-prima principal e, mais comumente dentro dela, o conto. No entanto, perde-se muito em riqueza de estilo, imaginação e criatividade por não se trabalhar outros estilos.
Claro, convém, antes de ser trabalhado o texto, observar critérios de interesse, contexto, maturidade dos alunos. Trabalhar com um texto, não é impor, longe disso.
Mesmo assim, para trabalhar com o gênero da narrativa e com o intuito de mapear o estilo, podem ser observados alguns pontos de referência que propiciam uma escolha mais consciente do texto:
Gêneros da Literatura Infantil – Narrativa
Quanto à estrutura:
Narrativa:
- Mito – atemporal, explica o gênese de forma não racional;
-
- Lenda – tem base histórica. Idealização e exageração da realidade. Criação coletiva do povo;
-
- Fábula – texto curto em que, geralmente, animais falam. Traz uma moral ao final;
-
- Apólogo – semelhante à fábula, mas diferem em razão das personagens serem objetos inanimados;
-
- Conto – narrativa curta e sintética, ação única, conjunto restrito de personagens, pouco acontecimentos;
-
- Crônica – texto narrativo curto, trata de assuntos do cotidiano, senso de observação. Tratamento lírico. Cria um identificação imediata com o leitor. Efemeridade.
-
- Novela – Várias ações simultâneas. Desenvolvimento linear da narrativa. Grande número de personagens. Repetição e previsibilidade. Picos de suspense.
-
Quanto à temática:
A abordagem é que é o toque especial quanto ao público infantil, assim, são os temas que mais vão prender a atenção:
- Cotidiano;
- Aventura;
- Sentimentos infantis.
Quanto aos personagens:
A reflexão do pensamento da criança diante desses temas será primária, levada a efeito pela fantasia.
- Fadas;
- Animais;
- Crianças;
- Jovens;
- Adultos;
- Extraterrestres;
- Bruxas;
- Símbolos e alegorias;
- Plantas;
- Elementos da natureza;
- Idosos.
Quanto aos efeitos:
- Suspense – gera ansiedade e expectativa;
- Humor;
- Terror;
- Lirismo;
- Conhecimento;
- Ludismo – pintar, desenhar, recortar, montar, cenários e personagens, maquetes;
- Afeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário